Como instalar o Ruby on Rails no Debian 9 Stretch Linux

Introdução

Ruby on Rails é a estrutura web que revolucionou o desenvolvimento da web alguns anos atrás e propicia muitos dos empreendimentos mais novos hoje. Ele permite que os desenvolvedores desenvolvam rapidamente protótipos de trabalho e até sites completos sem ter que reinventar a roda ou se preocupar com um monte de configurações.

Ruby corre melhor em sistemas semelhantes a Unix, tornando o Linux uma excelente escolha para o desenvolvimento de Rails. O Debian Stretch vem com a versão atualizada do Ruby and Rails, além de fornecer suporte para o popular gerenciador de RVM Ruby.

nstalando Ruby and Rails

Existem duas formas básicas de instalar o Ruby and Rails no Debian Stretch. O primeiro é usar RVM (Ruby Version Manager). Ele permite que você altere e selecione qualquer versão atual do Ruby e instale as instalações.

A outra opção é usar os pacotes nos repositórios Debian. Eles são estáveis ​​e mantidos relativamente atuais. Eles também podem ser usados ​​em todo o sistema.

O Caminho RVM

Antes de instalar o RVM, existem algumas dependências que precisam ser instaladas. Então, é melhor tirar isso primeiro.

# apt install install build-essential curl nodejs

Agora você precisa adicionar as chaves RVM GPG. Isso garantirá downloads seguros através do RVM.

$gpg --keyserver hkp://keys.gnupg.net --recv-keys 409B6B1796C275462A1703113804BB82D39DC0E3

Depois de adicionar a chave, você pode usar o CURL para obter o script RVM e instalar o Ruby.

$ curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable --ruby

O script demorará algum tempo para ser executado. RVM compila Ruby da fonte. Não é muito grande, mas ainda precisará de algum tempo para construir.

O script RVM deve se adicionar automaticamente e Ruby ao seu caminho Bash. O fechamento e a reabertura do terminal devem tornar o Ruby disponível. Caso contrário, você pode executar o comando abaixo para forçá-lo a ser adicionado.

$ source ~/.rvm/scripts/rvm

Você pode testar se foi ou não adicionado e está funcionando corretamente executando o comando de ajuda do RVM.

$ rvm help

RVM deveria ter puxado e construído o último lançamento estável do Ruby. Para verificar o que é isso, execute o comando de versão do Ruby.

$ ruby -v

Se você quer ou precisa de uma versão diferente do Ruby do que a instalada, você pode listar todas as disponíveis para o RVM.

$ rvm list known

Para instalar um deles, execute rvm installo número da versão que você deseja.

$ rvm install 2.3

Para especificar qual versão do Ruby você deseja usar, basta dizer ao RVM.

$ rvm use 2.3

Se você quiser tornar essa versão como padrão, adicione isso no final.

$ rvm use 2.3 --default

Então, isso pode ser muito para aceitar, mas com essa variedade de opções, está claro por que muitos desenvolvedores do Rails preferem usar o RVM. 

Agora que você tenha o Ruby instalado, você pode usar o sistema de gerenciamento de pacotes de gemas da Ruby para instalar o Rails. As gemas funcionam de forma semelhante aos pacotes Linux e podem ser instaladas com um único comando.

$ gem install rails

If you need a specific version, specify that.

$ gem install rails -v 4.2

Rails levará alguns minutos para instalar. É bastante grande. Depois, você estará pronto para iniciar um projeto Rails.

O Caminho Debian

A maneira Debian de instalar Ruby and Rails é muito, muito mais fácil. Essa conveniência vem em um corte de flexibilidade. Se você planeja manter o Ruby consistente com as versões estáveis ​​mais recentes, pode funcionar melhor para usar os pacotes Debian.

Para instalar Ruby and Rails, basta usar apt.

# apt install ruby rails

 

$ cd /directory/containing/site/
$ rails new yourproject

Iniciando seu projeto

Com o Ruby and Rails ambos instalados, configurar um projeto Rails é super fácil. Apenas cdpara o diretório onde deseja iniciar e execute o comando fornecido pela Rails para criar um novo projeto.

$ cd yourproject
$ rails s

Rails irá criar uma nova pasta e preenchê-lo com todos os arquivos e pastas necessários para um projeto Ruby on Rails.

Você pode testar que tudo está instalado e funcionando corretamente entrando na nova pasta do projeto e executando o servidor de desenvolvimento interno que vem com o Rails.

Você pode abrir seu navegador e navegar até localhost:300Você deve ver a página de boas-vindas do Rails.

Ruby on Rails running on Debian Stretch

Conclusão

Trabalhar com o Rails no Debian Stretch é bastante fácil. RVM fornece uma tonelada de opções, mas requer algum trabalho para configurar. O Debian tem tudo o que você precisa em seus repositórios, mas eles limitam o controle que você possui em seu ambiente de desenvolvimento. De qualquer forma, a Stretch faz uma excelente plataforma de desenvolvimento Rails.