DoS

Os ataques de negação de serviço (Denial-of-Service, DoS) são um tipo de ataque de rede. Um ataque DoS resulta numa espécie de interrupção do serviço de rede para utilizadores, dispositivos ou aplicações. Existem dois tipos principais de ataque DoS:

Quantidade esmagadora de tráfego – Ocorre quando uma rede, um host (hospedeiro) ou uma aplicação recebe uma quantidade enorme de dados a uma velocidade que não consegue processar. Esta situação provoca um abrandamento da transmissão ou da resposta, ou o bloqueio de um dispositivo ou serviço.

Pacotes com formatação maliciosa – Ocorre quando um pacote com formatação maliciosa é enviado a um host ou a uma aplicação e o recetor não consegue processá-lo. Por exemplo, um atacante reencaminha pacotes com erros que não podem ser identificados pela aplicação ou reencaminha pacotes com formatação incorreta. Esta situação faz com que o dispositivo recetor funcione de forma muito lenta ou bloqueie.

Os ataques DoS são considerados um risco grave, na medida em que podem interromper facilmente a comunicação e provocar perdas significativas de tempo e dinheiro. Estes ataques são relativamente fáceis de realizar, mesmo por um atacante com poucos conhecimentos.