GUIA DA CERTIFICAÇÃO ORACLE 12C

OCA:

ORACLE DATABASE 12C ADMINISTRATOR CERTIFIED ASSOCIATE

OCA é a certificação de nível básico na carreira do DBA Oracle. Um profissional com certificação OCA seria equivalente a um profissional de nível Júnior. Apesar de básica, a certificação OCA tem sua importância, pois é a porta de entrada para o profissional se associar à comunidade certificada no site da Oracle University. Esta certificação é obrigatória para quem deseja se tornar OCP [e OCM].

Para mais informações sobre a certificação OCA, incluindo as provas necessárias, valores das provas, conteúdo, etc., visite:

Guia Oracle 12c OCA

OCP:

ORACLE DATABASE 12C ADMINISTRATOR CERTIFIED PROFESSIONAL

OCP é a certificação que reconhece um nível avançado de gerenciamento do banco de dados Oracle. Um profissional com certificação OCP seria equivalente a um profissional de nível Pleno, ou seja, um DBA com conhecimento para administrar bancos de dados Oracle. Esta é a certificação mais requisitada pelo mercado, e geralmente exigida em licitações de órgãos públicos – o que gera uma demanda destes profissionais por parte de empresas que participam de licitações públicas, por exemplo. Pesquisas salariais em diversos países comprovam que o salário médio de um profissional com certificação OCP é maior que o salário médio de profissionais sem certificação. Esta certificação é obrigatória para quem deseja se tornar um OCM.

Para mais informações sobre a certificação OCP, incluindo as provas necessárias, valores das provas, conteúdo, etc., visite:

Guia Oracle 12c OCP

OCM:

Existem também certificações para Implementadores e Desenvolvedores de Aplicação. Aqui no blog iremos nos focar apenas em Certificações voltadas para Banco de Dados. Em breve todos os itens acima terão links para os guias de cada uma das certificações, incluindo as provas necessárias para cada certificação, os valores de cada prova, os cursos necessários e/ou recomendados, etc..

http://www.pearsonvue.com/oracle